Share |

Apresentação

   O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição “A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)”, buscando lançar um olhar sobre a trajetória de pessoas que deixaram seus países, do final do século XIX até meados do XX, tendo como destino o Brasil.

   O estado de São Paulo teve uma participação expressiva no processo imigratório, motivado em grande parte pela expansão da economia cafeeira. A mescla de nacionalidades que vieram para o estado – italianos, portugueses, espanhóis, judeus, sírios, libaneses, húngaros, armênios, japoneses, entre outros – imprimiu uma diversidade cultural ampla que influenciou a configuração atual das áreas rurais e urbanas. Tanto que é comum remeter-se alguns espaços a algumas nacionalidades. Muitas cidades, municípios e bairros são caracterizados pela presença do imigrante e do migrante.

   São recorrentes as análises históricas que privilegiam o viés político e econômico da imigração, em uma sucessão de causas e efeitos, que dão a impressão de que esse fenômeno ocorreu de forma automática, como se do dia para a noite saíssem de cena os escravos e entrassem os imigrantes.

   Viver e conviver em novos espaços muitas vezes consiste em reelaborar identidades. As manifestações culturais expressadas na língua, na culinária, na arte, nas redes de comunicação (imprensa, teatro, fotografia, artes plásticas etc.) e na religião não são elementos que permanecem cristalizados, mas que são moldados pelas relações sociais e espaciais e alterados pelo contato com o novo meio.

   Não temos a pretensão de dar conta de tantas nuances e problemáticas existentes em um tema tão vasto como esse, mas sim de compartilhar um pouco de nossas práticas enquanto professores e pesquisadores em contato com a documentação do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

   Além da exposição, disponibilizamos algumas propostas de atividades pedagógicas sobre essa temática para serem trabalhadas em aulas de História.
São Paulo, dezembro de 2009

A Imigração no Estado de São Paulo (1880-1920)

Clique para visualizar as imagens