Share |

Futebol no Brasil: das origens à popularização

 

   O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição virtual “Futebol no Brasil: das origens à popularização”, que busca lançar um olhar sobre a trajetória desse esporte tão presente em nosso cotidiano.

 

   A exposição é composta por oito “salas”, as quais resgatam alguns aspectos da história do futebol no Brasil. Abordamos também outras temáticas relacionadas ao futebol, como a sua utilização na construção de nossa identidade nacional, a sua relação com a mídia, a participação das mulheres no esporte e a imprensa esportiva.

 

   Vale ressaltar que na “sala” intitulada O Brasil nas Copas elegemos a Copa de 1950 como foco de nossa atenção, já que é uma das finais mais lembradas dentro da história do nosso futebol. O dia 16 de julho daquele ano ficou eternizado na memória dos que presenciaram a fatídica derrota para o Uruguai, da mesma forma como se tornou um triste fato contado para as gerações seguintes. Não queremos tirar o prestígio das outras campanhas do Brasil nas Copas, como a conquista do primeiro mundial em 1958, na Suécia, ou a emocionante final com a Itália em 1994, nos EUA. Este é apenas um recorte.

 

   Também não temos a pretensão de dar conta de tantas nuances existentes nessa temática. Nosso intuito é compartilhar um pouco de nossas práticas enquanto professores, pesquisadores e profissionais preocupados com a preservação da memória arquivística. Além da exposição, disponibilizamos algumas propostas de atividades pedagógicas sobre essa temática para serem trabalhadas em aulas de História.

 

São Paulo, junho de 2010