Exposição Atividades Pedagógicas Seleção de fontes

Apresentação das Atividades Pedagógicas

O Núcleo de Ação Educativa, por meio da exposição virtual “1932: A Guerra Paulista” coloca à disposição dos professores e demais interessados seis sugestões de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Todas as atividades são baseadas no patrimônio depositado no Arquivo Público do Estado de São Paulo e pretendem incentivar o uso de documentos de arquivo em sala de aula. O foco principal é que, por meio do contato com elementos do acervo, o aluno consiga desenvolver uma postura crítica e reflexiva sobre as diversas ações sociais ocorridas ao longo do tempo e seus legados.

As atividades propostas se alinham às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para que os alunos utilizem “fontes históricas em suas pesquisas escolares” e, igualmente, que instrumentalizem o aluno para que este possa “identificar e analisar lutas sociais, guerras e revoluções na História do Brasil e do mundo”[*1]

Na elaboração das sete propostas de atividade desta exposição, focamos o Movimento Constitucionalista de 1932, de modo a capacitar o aluno tanto a entender os fatos ocorridos, quanto a refletir sobre a atualidade de determinados “elementos materiais e mentais de outros tempos”, proporcionando uma oportunidade de refletir sobre as relações estabelecidas entre eles no tempo e no espaço.

Cabe ainda esclarecer que, apesar de termos plena consciência da importância do documento como um todo e o contexto em que foi produzido, optamos por utilizar documentos avulsos e excertos de documentos, visto que o espaço é limitado e também porque fugiria de nosso objetivo, que é propiciar o contato com o documento e com procedimentos de pesquisa, observação e análise documental.

Caso o professor julgue pertinente utilizá-los na íntegra, com vistas ao desenvolvimento de outras atividades ou criar adaptações àquelas propostas por esta mostra, os documentos podem ser acessados através dos links presentes nos ambientes da exposição ou diretamente no link “Seleção de Fontes”.

Assim, esperamos que as atividades sejam úteis aos professores e interessados que acessaram e navegaram pela exposição e que as fontes documentais contribuam de forma significativa para a aprendizagem sobre o tema.

Arquivo Público do Estado de São Paulo