Título do Semiário

OBJETIVOS

Estimular o relato e a troca de experiências na administração pública relativas à implantação de sistemas de gestão de documentos e de processos eletrônicos;
Promover a reflexão sobre aspectos técnicos e teóricos relevantes visando à produção estruturada de documentos digitais, sua preservação de longo prazo, disponibilidade e acesso pleno;
Contribuir para o desenvolvimento de ações integradas visando à busca de soluções de governo para a gestão, preservação e segurança de documentos arquivísticos digitais.
Debater sobre a produção do conhecimento acerca da “Tecnologia da Informação aplicada aos Arquivos”, conforme os artigos contemplados na 6ª edição da Revista do Arquivo.

Programação

PRIMEIRO DIA (09/05) - Quarta-feira DAs 14h às 17h

Abertura institucional
Ieda Pimenta Bernardes - Diretora do Departamento de Gestão do SAESP e Coordenadora substituta do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Lançamento da Revista do Arquivo nº 6 – “Tecnologia da Informação Aplicada aos Arquivos”
Marcelo Chaves – Editor da Revista do Arquivo
Documentos arquivísticos digitais: um descompasso entre a teoria e a prática no Brasil
Vanderlei Batista dos Santos – Diretor da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados/DF
Perspectivas da preservação da memória digital brasileira a partir da experiência do Arquivo Nacional
Jorge Phelipe Lira de Abreu – Arquivista e mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO
Diplomática: dos diplomas aos documentos digitais
Natalia Bolfarini Tognoli - Professora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ
Debate
Mediação: Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer - Assessora de Documentação, Informação e Memória do Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF2/RJ

SEGUNDO DIA (10/05) - QUINTA-FEIRA DAS 9H ÀS 12H

Abertura institucional
Ieda Pimenta Bernardes - Diretora do Departamento de Gestão do SAESP e Coordenadora substituta do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Cadeia de custódia digital de documentos arquivísticos para a garantia da autenticidade e preservação digital sistêmica
Daniel Flores - Professor do curso de Arquivologia e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal Santa Maria - UFSM/RS
Big Data e inteligência artificial: o par perfeito para proteger a informação digital
Celso Gonzalez Hummel – Engenheiro eletrônico da Malwarebytes
Aspecto legal: o valor de prova do documento digital
Camilla do Vale Jimene - Professora de Direito Digital e advogada do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
Debate
Mediação: Ieda Pimenta Bernardes - Diretora do Departamento de Gestão do SAESP e Coordenadora substituta do Arquivo Público do Estado de São Paulo

DAS 14h ÀS 17h

Sistema SIGAD e EArq-Brasil
Humberto Celeste Innarelli - Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Sistema Integrado de Gestão Administrativa Documental - SIGA-Doc
Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer - Assessora de Documentação, Informação e Memória do Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF2/RJ
GT Digital: Relato de Experiência do Arquivo do Estado com o SIGA-Doc no APESP
Igor Blumer Marangone - Representante do Grupo de Trabalho de estudos e pesquisas de apoio à criação do Ambiente Digital de Gestão Documental do Governo do Estado de São Paulo
Mauricio de Moraes - Representante da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC
Debate
Mediação: Elisângela Mendes Queiroz - Executiva Pública do Centro de Coordenação dos Protocolos Estaduais do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Inscrição

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Contato

Para dúvidas e informações:

Departamento de Preservação e Difusão do Acervo

Telefone: (11) 2868-4466
 editoria@arquivoestado.gov.br

 

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596
Santana - São Paulo - SP
CEP: 02010-000
Próximo à Rodoviária do Tietê

Tel: (11) 2868-4500
 faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br