Topo

Documentos Públicos na Era Digital - Soluções e Desafios da Gestão, Preservação e Segurança da Informação

Seminário


OBJETIVO
Estimular o relato e a troca de experiências na administração pública relativas à implantação de sistemas de gestão de documentos e de processos eletrônicos;
Promover a reflexão sobre aspectos técnicos e teóricos relevantes visando à produção estruturada de documentos digitais, sua preservação de longo prazo, disponibilidade e acesso pleno;
Contribuir para o desenvolvimento de ações integradas visando à busca de soluções de governo para a gestão, preservação e segurança de documentos arquivísticos digitais.

PROGRAMAÇÃO

09h00 - Coffee-break

09h30 - Mesa de Abertura

10h00 - Palestra de Abertura: As tecnologias da informação e a modernização da gestão pública: gestão e acesso às informações públicas Palestrante: José Carlos Vaz — Professor Doutor da Universidade de São Paulo

10h30 - Painel 1: Os desafios da gestão, preservação e segurança da informação arquivística no setor público - Humberto Celeste Innarelli — Diretor Técnico do Arquivo Edgard Leuenroth - AEL/UNICAMP - Alexandre Palmeira Mendonça — Agente Fiscal de Rendas / Secretaria de Estado da Fazenda - Sérgio Annunciação Ortona — Chefe do Departamento de Segurança da Informação e Coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA do Metrô

11h30 - Debate Mediadora: Ieda Pimenta Bernardes — Diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo / Arquivo Público do Estado

12h00 - Almoço

13h30 - Palestra: Digitalização de documentos: preservação, eliminação ou difusão? Palestrante: Alex Brasil — Diretor do Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral / SP

14h00 - Perguntas

14h20 - Painel 2: Gestão documental e tecnologias da informação: relato de experiências 1 - Elisangela Mendes Queiroz — Diretora Substituta do Centro de Coordenação de Protocolos Estaduais / Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo / Arquivo Público do Estado; e Luiz Roberto Kozikoski — Especialista de Informática da PRODESP / SPdoc (Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações); - Karla Cardoso de Castro Guimarães Monte Mor — Gerente / DATAPREV; e Carlos Eduardo Amand — Analista / DATAPREV / Solução de Gestão Documental (e-doc)

15h20 - Debate Mediador: Alexandre Palmeira Mendonça — Agente Fiscal de Rendas / Secretaria de Estado da Fazenda

15h50 - Painel 3: Gestão documental e tecnologias da informação: relato de experiências 2 - Neire do Rossio Martins — Coordenadora do Sistema de Arquivos da UNICAMP / SIGAD-UNICAMP (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da UNICAMP); - André Tomiatto de Oliveira — Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo; e Samuel Ralize de Godoy — Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo / A experiência da Prefeitura de São Paulo na implementação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações); - Rosely Padilha de Sousa Castilho — Secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de São Paulo / Processo Judicial Eletrônico

16h50 - Debate Mediadora: Camila Brandi de Souza Bentes — Diretora do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo / Arquivo Público do Estado

17h20 - Encerramento e Coffee-break

NOTA Considerando o atual contexto de restrição orçamentária, bem como as dificuldades de compatibilização de agendas, realizamos alguns ajustes na programação que ficou mais condensada em apenas um dia de trabalho.

ORGANIZAÇÃO
Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo

APOIO E PARCERIA
Escola de Governo e Administração Pública,Sabesp

PÚBLICO ALVO

Coordenadores das CADAs, Diretores de TI dos órgãos e entidades da Administração Pública ou Coordenador Grupo Setoriais de Tecnologia da Informação e Comunicação - GSTIC, Representantes da PRODESP nos órgãos e entidades da Administração Pública

DIAS E HORÁRIOS

25/04/2017 - 25/04/2017

Das às

CARGA HORÁRIA

8 horas

EVENTO FÍSICO

Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 596

PRAZO INSCRIÇÕES

De à

VAGAS

200

MATERIAL DE APOIO
PalestraAbertura-JoseCarlosVaz.pdf
Painel1-Palestra1-HumbertoCelesteInnarelli.pdf
Painel1-Palestra2-AlexandrePalmeiraMendonca.pdf
Painel1-Palestra3-SergioAnnunciacaoOrtona.pdf
Palestra-AlexBrasil.pdf
Painel2-Palestra1a-SPdoc-ElisangelaMendesQueiroz.pdf
Painel2-Palestra1b-SPdoc-LuizRobertoKozikoski.pdf
Painel2-Palestra2-E-doc-KarlaMor&CarlosAmand.pdf
Painel3_Palestra1_SIGAD_NeireRossioMartins.pdf
Painel3-Palestra2-SEI-AndreTomiatto.pdf
Painel3-Palestra3-ProcessoEletronico_SAJ-RoselyPadilha.pdf
Perguntas&Respostas.pdf
Ieda_Bernardes_encerramento_seminario.pdf
Apostila_Seminario_Documentos_Digitais_completa.pdf