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A Sala de Aula no Arquivo

O projeto consiste em uma oficina e uma visita monitorada às instalações do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). A oficina, de duração aproximada de 55 minutos, é realizada com os alunos nas próprias instalações do APESP, seguida de uma visita a alguns núcleos da instituição.

A primeira parte será realizada por 2 (dois) integrantes do Núcleo de Ação Educativa (NAE)[*1] a partir da documentação disponível no acervo da instituição. Para tal, são disponibilizados 4 temas para escolha: “Fontes Históricas”, “Ferrovias Paulistas”, “O Movimento de 1932” e “Anistia e Redemocratização”.

Já a segunda parte – a visita monitorada – será realizada por 2 (dois) integrantes do NAE e terá a duração aproximada de 55 minutos. Dividida em dois grupos de 15 a 20 alunos, a visita permitirá que os alunos conheçam os seguintes núcleos de trabalho da instituição: Conservação, Encadernação e Acondicionamento, Acervo Textual Público, Cartográfico e Atendimento ao Público.

  • Fontes Históricas: Esta oficina abordará o papel das fontes primárias na pesquisa e no conhecimento histórico. Voltada inicialmente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, pode ser trabalhada com alunos de outros anos, devido ao seu caráter mais amplo. Seu objetivo é fazer com que os alunos conheçam e entrem em contato com os diversos documentos sob a guarda do APESP: textuais públicos, cartográficos, iconográficos e periódicos, contextualizando-os no que se refere à busca pela informação de cunho histórico.

  • Ferrovias Paulistas: Esta oficina abordará a questão das ferrovias no Estado de São Paulo. Seu público primordial são alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e do 2º e 3º anos do Ensino Médio, e está organizada em duas partes. Na primeira delas, há uma sensibilização sobre o surgimento das ferrovias, os motivos da implantação e expansão das estradas de ferro, o sentido de seu desenvolvimento e seu posterior declínio. Num segundo momento, a intenção é que os alunos tenham contato com documentação da FEPASA ou de ferrovias privadas, trabalhando também com material cartográfico e periódicos da época.

  • O Movimento de 1932: Esta aula se insere no período denominado “Era Vargas (1930-1945)” e terá como eixo central a discussão do movimento constitucionalista de 1932, sendo organizada em duas partes. Na primeira delas, haverá uma sensibilização sobre as origens e motivações da guerra civil, o cotidiano paulista em meio ao combate, a derrota das tropas de São Paulo e a memória do Movimento. Num segundo momento, a intenção é que os alunos tenham contato com documentação elaborada pela população participante da guerra e pelos órgãos estatais de propaganda.

  • Anistia e Redemocratização:Esta aula abordará a temática da repressão e da resistência no Estado de São Paulo, aqui entendida como as lutas dos movimentos sociais contra a ação policial do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP), sendo organizada em duas partes. Na primeira delas, haverá uma sensibilização sobre a Lei da Anistia brasileira, os debates no Congresso em torno do projeto governamental, o clamor de parte da população por uma anistia ampla, geral e irrestrita e, por fim, sobre as lacunas deixadas pela lei que suscitam questões ainda hoje. Num segundo momento, a intenção é que os alunos tenham contato com documentação oficial do DEOPS e charges do jornal de oposição “Movimento”.

  • Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo - Rua Voluntários da Pátria, 596, Prédio Anexo, 1º andar, Santana, São Paulo/SP. CEP: 02010-000.
  • Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio
  • Dia da semana: Quarta-feira
  • Horário: 09h30 às 11h30 e 14h00 às 16h00
  • Quantidade de alunos: Entre 15 e 40
  • Agendamento: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, através dos telefones 2089-8144 e 2089-8149. (Ligar ou enviar e-mail com no mínimo 15 dias de antecedência)

OBS: A escola deverá enviar no mínimo 1 responsável para cada grupo de 20 alunos.

Clique aqui para acessar o formulário de pré-agendamento.